Governança Corporativa

Governança Corporativa

INTRODUÇÃO

A Allis conduz seus negócios de forma alinhada às boas práticas de Governança Corporativa, garantindo transparência da gestão e dos negócios em benefício dos nossos acionistas, dos nossos clientes e dos nossos colaboradores. Para isso, a Companhia se utiliza de algumas premissas estabelecidas por organizações fomentadoras de boas práticas, como o IBGC - Instituto Brasileiro de Governança Corporativa e o COSO - Committee of Sponsoring Organizations of the Treadway Comission, estabelecendo regras e procedimentos que sustentem a segregação de responsabilidades e a efetividade dos seus controles internos.

​As diretrizes de Governança Corporativa da Allis consolidam um conjunto de metodologias que visam promover a interação entre os Acionistas, o Conselho de Administração, o Comitê de Governança, e a Diretoria Executiva da Allis, sendo assumido por este grupo o compromisso de defesa dos interesses da companhia, baseado nos seguintes princípios:

  • Transparência – acessibilidade, pelas partes interessadas, às informações institucionais referentes a assuntos que afetem seus interesses, contemplando os fatores que norteiam a companhia e conduzem à criação de valor.
  • Equidade – tratamento igualitário dos investidores majoritários e minoritários.
  • Accountability – prestação de contas dos executivos aos investidores e responsabilidade pelos atos que praticam no exercício de seus mandatos.
  • Compliance – conformidade às leis e normas, internas e externas, por meio do aculturamento e monitoramento dos colaboradores e terceiros.

 

ESTRUTURAS DE GOVERNANÇA CORPORATIVA

Conselho de administração

O Conselho de Administração da Allis é um órgão que tem, entre suas diversas atribuições, a definição dos planos estratégicos gerais e a responsabilidade por eleger e supervisionar os membros da Diretoria Executiva.

O Conselho reúne-se em média seis vezes por ano e é constituído por 5 membros efetivos, sendo todos eles indicados pelos acionistas da companhia, em adição à participação do Diretor Presidente e do Diretor Financeiro da Allis.


 

Comitê de Governança Corporativa

O Comitê de Governança Corporativa tem a responsabilidade de garantir o constante aprimoramento das práticas de governança da Allis, contribuindo com o assessoramento e recomendações a respeito dos itens a seguir:

  • Apresentação dos apontamentos da auditoria externa;
  • Monitoramento de mudanças no âmbito legal, tributário, trabalhista e previdenciário;
  • Avalição dos resultados dos trabalhos da auditoria interna e da efetividade do ambiente de controles internos;
  • Ciência das denúncias recebidas via canal de denúncias e das deliberações efetuadas pelo Comitê de Ética.

 

 

O Comitê de Governança reúne-se em média 3 vezes por ano e é constituído por 10 membros, contemplando o mesmo grupo de participantes do Conselho de Administração, com a adição dos gestores das áreas Jurídica, Controladoria e Auditoria e Compliance.


 

Diretoria executiva

Com sólida experiência no setor de serviços, os membros da Diretoria são responsáveis pela administração executiva diária dos negócios da Allis, através da definição e monitoramento da execução da orientação estratégica estabelecida pelo Comitê de Gestão.

O quadro abaixo mostra o nome e cargo de cada um dos diretores, além de uma breve descrição biográfica de cada deles:

  • Alexandre Milani de Oliveira Campos – Diretor Presidente
    Licenciado em Administração de Empresas pela FGV (SP) e com MBA em Economia e Finanças pela USP, Alexandre já atuou em empresas como ALL (Executive VP - Industrialized Products), Fogo de Chão (CFO) e ING (Executive Portfolio Manager)
  • Marcos Roberto Salla – Diretor de Operações
    Licenciado em Engenharia Naval pela USP e com Pós-Graduação em Administração de Empresas pela FGV (SP), Marcos já atuou em empresas como P&G (Department Manager), Pepsico (Strategic PM), Bell Canada (Commercial Director) e Roland Berger (Principal).
  • Jean François Posth – Diretor Financeiro
    Licenciado em Administração de Empresas pela University of Portsmouth e pela Ecole Supérieure de Commerce de Bordeaux-Ecole de Management, Jean já atuou em empresas como ADP (CFO), GEOS (Business Controller Latam) e Maersk (Finance Manager CIS).
  • Matheus Jacobini – Diretor de Gente e Gestão
    Licenciado em Engenharia da Computação pela UNICAMP e com MBA em Gestão Estratégica de Negócios FGV (SP), Matheus já atuou em empresas como Citibank (Project Manager), BRF (Six Sigma Cordinator), Gol (Management Manager) e Estre (HR and Management Superintendent).


 

ÉTICA E COMPLIANCE NA ALLIS

Comitê de ética

O Comitê de Ética Allis é um colegiado interdisciplinar, de caráter consultivo, deliberativo e educativo, que tem como atribuição promover a legitimação, o respeito, o cumprimento e o aprimoramento do “Código de Ética e Conduta da Allis”. Existe para defender os interesses dos investidores, clientes e colaboradores no zelo da integridade e dignidade e para contribuir no desenvolvimento dos padrões éticos da companhia.

O Comitê se reúne mensalmente e é composto por 5 membros fixos, vinculados a posições predeterminadas em seu regulamento interno, sendo estes os gestores em exercício das áreas de Gente e Gestão, Business Partner, Auditoria e Compliance, Jurídico e o Diretor de Gente e Gestão.

 

Código de ética e conduta

O Código de Ética e Conduta da Allis tem o objetivo de servir como um Guia de Conduta Pessoal e Profissional, a ser utilizado por todos os nossos colaboradores em suas interações e decisões diárias, formalizando os princípios e práticas que regem os relacionamentos internos e externos à empresa, direcionando a atuação dos seus profissionais e reduzindo a subjetividade das interpretações para as questões éticas e de conduta profissional.


 

Código de conduta e relacionamento do fornecedor

O Código de Conduta e Relacionamento do Fornecedor Allis objetiva formalizar os preceitos éticos da companhia aos seus fornecedores, garantindo a responsabilidade ética e social das interações entre as empresas, bem como, estabelece os requisitos mínimos que devem ser cumpridos para que realização ou manutenção de negócios com a Allis.


 

CCA - Canal Confidencial Allis

O CCA é um canal para colaboradores, clientes e fornecedores informarem sobre quaisquer violações, mediante anonimato ou não, aos Códigos de Conduta da Allis, às políticas e normas da empresa, bem como eventuais descumprimentos de dispositivos legais federais, estaduais ou municipais.

Para entrar em contato o canal, basta ligar no 0800 77 00 430 (atendimento de segunda a sexta das 9h às 17h) ou através do e-mail: cca@allis.com.br

Todas as denúncias recebidas via CCA são tratadas com imparcialidade e seu conteúdo, bem como os resultados dos levantamentos, são encaminhados para conhecimento e deliberação pelo Comitê de Ética da Allis.


 

BIBLIOTECA

Estatutos e Políticas

Regulamentos Pertinentes (ex: Comitê de Ética)

Códigos de Ética e Conduta

Outros documentos pertinentes